Pages

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

GUCCI


Gucci ou Casa Gucci é uma grife de origem italiana, fundada por Guccio Gucci (1881-1953) em Florença em 1921. Como outras grandes marcas, a Casa Gucci começou com a fabricação de peças de couro feitas artesanalmente pela família.

Em 1994, quase na falência, a direcção artística da marca italiana e de todo o grupo Yves Saint Laurent, que havia a adquirido, entregue a Tom Ford, que lhe atribuiu um novo look, jovem e chic, que tornou a griffe objeto de desejo em todo o mundo.

O sucesso foi tanto que a partir de 1999 até abril de 2004, quando Tom Ford a deixou, provavelmente devido a conflitos internos, para lançar sua própria marca, a Gucci  só cresceu e triplicou seu valor de mercado, se tornando a recordista mundial de vendas italianas para o exterior e sendo incluída entre as 100 marcas top.

Com a saída de Tom Ford, decidiram dividir a responsabilidade entre três designers, entregando os acessórios a Frida Giannini, nascida em  Roma 1972 e que aliava uma boa graduação  em  Moda, à experiência de trabalho para a Fendi (outra  conceituada griffe  italiana, também fundada nos anos 1920) antes de ser contratada pela Gucci.

As coleções desenhadas por ela foram sucesso e logo, e além de acessórios, passou a criar as coleções das linhas femininas e, mais tarde, a masculina. Em 2004 criou peças floridas, uma coleção chamada Flora, que embora não tenha sido bem recebida pela crítica, foi um grande sucesso de vendas internacionais.

Em  2013 voltou a desenhar roupas com muitas flores para comemorar os nove anos de seu sucesso com Flora.

Suas  roupas femininas tornaram-se sinônimo de roupas glamourosas e provocantes, tendo criado a saia “lápis” e luxuosos looks para festas.

As criações de “prêt-a-porter” também agradam muito, porque a estilista permanece fiel ao estilo da griffe, acrescentando um visual moderno e mais divertido.

Acusada de ser muito nostálgica e viver se inspirando em coleções passadas Frida Giannini argumenta “que recebeu uma boa herança e ela não vê razão para deixar de se inspirar nos arquivos da griffe, dá sempre uma olhadinha no passado, embora tenha sempre os olhos voltados para o futuro”

Talvez por essa razão que a a Gucci seja a segunda maior marca de moda  em vendas globais, ap E o mais importante que a Gucci seja a  recordista mundial de vendas externas  italianas, operando lojas em todo o mundo e também comercializando seus produtos através de franqueados ou nas demais lojas de luxo.










Sem comentários:

Enviar um comentário