Pages

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

SONIA RYKIEL




Estilista francesa, Sonia Rykiel nasceu em 25 de maio de 1930, num suburbio de Paris, numa família de imigrantes. Sua mãe era de origem russa e seu pai ucraniano, ambos professavam o judaísmo. Aos  dezessete anos passou a trabalhar como vitrinista em uma loja de tecidos em Paris.

Somente aos 32 anos, já casada com o proprietário de uma boutique refinada, é que passou a desenhar moda. Inicialmente vestidos de gestante, para suprir sua própria necessidade pois estando grávida, não encontrou no mercado roupas que fizessem seu estilo. Os lançou também pela etiqueta do marido e percebeu que estava agradando tanto que após receber título de “Rainha dos Tricôs” nos Estados Unidos, resolveu empreender vôo solo e em maio de I968  abriu sua própria loja, também em Paris. Sua marca registrada seriam os vestidos de malha, confortáveis e elegantes, em cores sóbrias, cujos modelos poderiam ser combinados entre si, dando margem a usarem os lançamentos com peças de coleções anteriores.

Com bom gosto e requinte, conseguiu que a roupa de malha alcançasse o status das feitas com tecidos nobres e se impusessem na alta-costura.
Sonia Rikyel ousou lançar peças com costuras do avesso à vista, e acessórios como grandes óculos quadrados com contornos assimétricos. As criações da estilista caracterizavam-se por serem funcionais, confortáveis, sensuais em cores discretas, com desenho de vanguarda nunca ultrapassando as fronteiras do bom gosto. Aliás, na década de 80, foi escolhida como uma das mulheres mais elegantes do mundo.

Atualmente, a marca Sonia Rykiel tem lojas espalhadas em todo o mundo. Apesar disso, ousou ser a  primeira fashion designer a vender suas peças através de catálogo, antes das plataformas de vendas on line.

Além de peças femininas, passou a desenhar para homens e crianças., E vieram os perfumes,  acessórios, calçados, maquiagem e uma linha de underwear desenvolvida especialmente para uma cadeia de lojas que visa a classe média.

Embora o estilismo tenha sido sempre sua principal opção de Sonia Rykiel, também foi escritora, atriz e fez, ainda, incursões pela gastronomia.
Vários prêmios que lhe foram outorgados ao longo da carreira, a destacam-se a Legião de Honra, em 1993 e posteriormente a nomeação como Comendadora da Ordem Nacional do Mérito.

(texto Maria Inês Rivaben Ricci) 











Sem comentários:

Enviar um comentário