Pages

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Dois lados, ou mais...






Muito se fala, e o assunto é mesmo controverso, sobre a utilização de peles de animais, especialmente no segmento de confecção.
Um lado abomina essa prática, outro lucra com ela...e, um terceiro lado diz: Calma, pessoal! Nem tanto ao céu, nem tanto a terra!
Ninguém, ao menos ninguém que eu conheça, aplaude a tortura e a matança indiscriminada de animais. Ao contrário, muitos fazem muito para ajudá-los.
O que acredito é que tudo, absolutamente tudo, não deve ser radicalismo. E há que se respeitar as opiniões divergentes e viver em paz.
Antes de tudo, analisemos os fatos e as leis. O que pode e o que é proibido neste tema.
Analisemos também de onde vieram algumas delas... Se foram conseguidas, compradas, vendidas dentro das leis. Se foi agora ou há muuuito tempo, quando nem se sabia direito o que significava Ecologia.
Se aquele casaco lindo de raposa foi de sua avó querida, que viveu nos anos 30 e 40, tempo em que as raposinhas existiam em abundância... Se seu tio, que tinha uma fazenda nos confins sei lá de onde, matava cobras para fazer sacos e botas, quando isso era considerado um tipo de esporte. Ou em lugares exóticos onde, por questões culturais ou religiosas, a caça a estes animais não é exatamente uma questão.
Vamos sair por aí, levantando cartazes e queimando bandeiras para tudo, sem analisar? Vamos mandar fechar todas as granjas, por exemplo? Salvamos as galinhas e desempregamos os chefes de família que são funcionários?
Tudo, absolutamente tudo na vida tem dois lados ou mais. E, para sermos "justos" de verdade, teremos que ponderar sobre todos eles.
O lado do Crocodilo, o lado dos homens.
Hoje há uma super-população de jacarés no Pantanal, vc sabia? E que esses animais invadem as casas dos ribeirinhos e causam muitos problemas, sabia?
Existe um ecosistema. Existe um equilíbrio natural.
Por isso eu digo: Nem tanto ao céu, nem tanto a terra, minha gente!
Acho um horror a maneira que os animais são caçados, esfolados e mortos... É brutal e hediondo, sem dúvida! Mas e quanto a população do continente africano? E quanto a exploração sexual de crianças? E quanto ao abandono dos idosos?
Gente, precisamos mudar muito mais coisas! E, acima de tudo, pensarmos mais na própria humanidade, que sim, está em extinção.


Sem comentários:

Enviar um comentário